Prezados alunos,
Espero que após a apresentação destes trabalhos vocês tenham sido capazes de refletirem acerca da Educação Especial, numa proposta adaptativa, visando à inclusão física, social e afetiva.
Cabe a nós distinguirmos tais colocações e procurarmos a melhor maneira de compreender sua aplicabilidade na Educação.
1- Vocês deverão se dividir em 5 grupos no máximo;
2- Deverão estar atentos às instruções dadas no processo e na avaliação;
3 - Deverão pesquisar o assunto sorteado para apresentarem em sala na data marcada pela professora;
4 - A apresentação deverá ser escrita e oral com a utilização de slides e participação de todos os componentes do grupo;
5- Deverá também ser entregue um trabalho escrito de tudo que será falado para que posteriormente possa servir de estudo por toda a turma para prova;
- Processo
1 – Grupo 1 – Transtornos Globais do Desenvolvimento e Mútilpla deficiência
Grupo 2 – Deficiência visual
Grupo 3 – Deficiência auditiva
Grupo 4 – Deficiência física/motora e Paralisia cerebral
Grupo 5 – Superdotação e altas Habilidades
2 – Cada grupo deverá pesquisar:
ü O que é a deficiência; as causas; como prevenir
ü Os recursos pedagógicos;
ü uma curiosidade sobre a deficiência.
3 – Uma conclusão final contendo a opinião do grupo sobre o que entendeu da pesquisa efetuada.
II) Todos do grupo deverão participar da pesquisa, elaboração do trabalho e apresentação;
III) A apresentação deverá estar gravada em alguma mídia, salve em várias versões e formatos para não haver problemas na hora de abrir;
IV) A apresentação de slides deverá conter entre 10 e 15 slides, ser com fonte 30. A apresentação dos slides e da atividade prática terão no mínimo 20 min. As imagens também serão avaliadas, as frases devem ser curtas, sem muito texto. A apresentação também poderá ser apresentada em formato de vídeo.
V) Deverão ser usados outros recursos que ajudarão enriquecimento do trabalho.
VI) Nos créditos deverão estar citados as fontes de pesquisa e os participantes do grupo.
- Avaliação
Será avaliado o teor do trabalho escrito e a apresentação oral. Será verificado se o conteúdo falado e escrito está correto e se a forma de apresentação está adequada para o curso Normal.
Valerá ponto: o número de slides, o tempo de apresentação, as imagens, as frases devem ser curtas, sem muito texto, bem como os recursos utilizados.
Coleção – A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar – MEC/SEE/UFC (abaixo, disponibilizado temporariamente neste blog)
Libras em contexto (biblioteca)
Educação Especial Cederj (abaixo, disponibilizado temporariamente neste blog)
Bons estudos!!!
Educação Especial – 3º bimestre/2011
Professora Vanda
Fasciculo 3_amarelo_ed. Inclusiva_MEC_UFC
Fasciculo 4_laranja
Fasciculo 5_verde
Fasciculo 6_azul_claro
Fasciculo 7_azul
Fasciculo 9 Rosa Choque
Fasciculo 10 Rosa
superdotacao
17417 Topicos Ed Especial Referencias Volume1
17417 Topicos Ed Especial Aula 01 Volume1
17417 Topicos Ed Especial Aula 02 Volume1
17417 Topicos Ed Especial Aula 03 Volume1
17417 Topicos Ed Especial Aula 04 Volume1
17417 Topicos Ed Especial Aula 05 Volume1
17417 Topicos Ed Especial Aula 06 Volume1
17417 Topicos Ed Especial Aula 07 Volume1
17417 Topicos Ed Especial Aula 08 Volume1
17417 Topicos Ed Especial Aula 09 Volume1
17417 Topicos Ed Especial Aula 10 Volume1
17417 Topicos Ed Especial Aula 11 Volume2
Nenhum comentário:
Postar um comentário