BLOG DE ATIVIDADES

PARA APRENDER DE FORMA DINÃMICA E AUTÔNOMA

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Entendendo o estudo da História
Dia 24 de novembro


 Oi aluno(a) da turma 601 ou 602!!

Leia os textos que estão indicados nos números a seguir:


1. "Estudar História é descobrir e apropriar-se do resultado da ação dos homens no tempo, que se transforma em realidade concreta individual e social. 
Essa realidade, para a História, forma o passado. Esse passado é experimentado – no presente – como algo a ser conhecido, entendido, explicado. Por quê? Para alcançar-se uma compreensão adequada do presente. Para quê? Para entender o conjunto da realidade social humana e projetar a ação presente e futura. 
Todo ser humano, de uma forma ou de outra, lida com o passado para situar-se em seu espaço de identidade e no mundo em que vive."

(http://www.mundovestibular.com.br/articles/2538/1/O-que-e-estudar-Historia-Por-que-estudar-Historia-Para-que-estudar-Historia-/Paacutegina1.html)

2. "A História é um processo em constante construção. não apenas o objeto da História está em transformação, como também a própria historiografia - de concepções que resumiam a História a uma sucessão de feitos heróicos às noções mais recentes que debatem as identidades dos grupos sociais.


       ("POR QUE ESTUDAR HISTÓRIA?" De Caio Cesar Boshi - Editora Ática)






3. ...."Sendo assim podemos dizer que estudar história é buscar a compreensão dos processos que produziram os fatos que marcaram o tempo. Isso é possível por que todas as coisas têm história e podemos estudar a história de tudo. Tudo que acontece e que aconteceu é história. A história, portanto, trabalha com o passado ou com as relações humanas do passado – mas faz isso no presente do historiador que é alguém situado em uma sociedade distinta daquela que é estudada. E já que tudo tem história, em tudo está a marca humana, assinalando as relações temporais.
..."À questão sobre o que estudamos em história, podemos responder dizendo que são as relações humanas a partir de suas marcas sociais, econômicas, políticas e culturais. Não esquecendo que essas ações humanas, também são resultantes de outras ações que as produziram. Não é demais, portanto, dizer que a história, enquanto ação humana, produz história, que são novas ações humanas

        (Fonte: http://www.webartigos.com/articles/5228/1/Estudar-Historia/pagina1.html)


Abaixo, aparecem "links", que ao clicar, você poderá ler outros textos com informações sobre calendários, conceitos e convenções de marcação do tempo:






5. No site http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/calendarios/, clicando à esquerda, você poderá conhecer alguns tipos de calendário e instrumentos para medir tempo


As respostas para as perguntas abaixo, serão respondidas numa folha e entregues no dia 30/11/2010.

Para responder:

1. O que significa a palavra CALENDÁRIO?
2.Quais são os tipos de calendário que você conheceu nas leituras que fez?
3. O calendário que utilizamos, com os 12 meses, trezentos e sessenta e cinco ou seis dias, como se chama?
4. E em quais lugares do mundo não se usa o calendário gregoriano?
5. Escreva o mês em que nasceu. Pesquise qual o significado do nome do seu mês de nascimento e responda quantos dias há neste mês.
6.  Escreva da forma que entendeu, o que é:
- ano cósmico
- ano bissexto
- mês
- dia
- equinócio
- solstício
7. Escreva o que aprendeu sobre o calendário cristão


Nenhum comentário:

Postar um comentário