Este espaço foi criado, para todo o trabalho integrado entre LIE e sala de aula. Aqui, especialmente professores e alunos, poderão interagir, de maneira dinâmica: o professor propõe a tarefa, o aluno acessa de onde estiver e todos os integrantes da comunidade escolar podem participar e opinar, enriquecendo as experiências da sala de aula.
O motivo de brincarmos um pouco,é descobrir como a tecnologia pode nos auxiliar no trabalho com as crianças.
Tenham certeza ,eles adoram!
Os alunos fixam o conteúdo, além de oportunizar ao professor a dinamização das suas aulas e a avaliação da aprendizagem das crianças.
PRESTEM ATENÇÃO !
1-Ao chegarem ao Laboratório de Informática Educativa, irão encontrar na área de trabalho (desktop) um ícone denominado enigma_frações. (revista nova escola)
2-Clique com o botão da direita, na opção abrir com Wine Windows Program Loader.
3-Resolva primeiro as atividades mais fáceis.
4-Registre,caso erre no jogo,qual o conceito que você está tendo dificuldade.
5-Não passe para a 2°fase antes de acertar todas as atividades da 1°fase.
6-Acertou todas as atividades da 1°fase? PARABÉNS! Passe para as atividades mais difíceis.
7-Repita o mesmo processo.Registre todas as suas dificuldades.
8-Terminou? ÓTIMO! Eu sabia que você ia conseguir.
9-Agora é um momento muito importante.Vamos avaliar o jogo e a atividade.
10-Dê uma nota de 1 a 10 para a atividade realizada por você.
11-Faça o mesmo com o jogo, dê uma nota de 1 a 10 para ele.Justifique a sua avaliação por escrito.
Espero que após a apresentação destes trabalhos vocês tenham sido capazes de refletirem acerca da Educação Especial, numa proposta adaptativa, visando à inclusão física, social e afetiva.
Cabe a nós distinguirmos tais colocações e procurarmos a melhor maneira de compreender sua aplicabilidade na Educação.
QUE TAL NOS APROFUNDARMOS MAIS NO ASSUNTO PARA MELHOR ENTENDIMENTO SOBRE DEFICIÊNCIAS?
1- Vocês deverão se dividir em 5 grupos no máximo;
2- Deverão estar atentos às instruções dadas no processo e na avaliação;
3 - Deverão pesquisar o assunto sorteado para apresentarem em sala na data marcada pela professora;
4 - A apresentação deverá ser escrita e oral com a utilização de slides e participação de todos os componentes do grupo;
5- Deverá também ser entregue um trabalho escrito de tudo que será falado para que posteriormente possa servir de estudo por toda a turma para prova;
Processo
I) Sua pesquisa deverá conter os seguintes ítens:
1 – Grupo 1 – Transtornos Globais do Desenvolvimento e Mútilpla deficiência
Grupo 2 – Deficiência visual
Grupo 3 – Deficiência auditiva
Grupo 4 – Deficiência física/motora e Paralisia cerebral
Grupo 5 – Superdotação e altas Habilidades
2 – Cada grupo deverá pesquisar:
üO que é a deficiência; as causas; como prevenir
üOs recursos pedagógicos;
üuma curiosidade sobre a deficiência.
3 – Uma conclusão final contendo a opinião do grupo sobre o que entendeu da pesquisa efetuada.
II) Todos do grupo deverão participar da pesquisa, elaboração do trabalho e apresentação;
III) A apresentação deverá estar gravada em alguma mídia, salve em várias versões e formatos para não haver problemas na hora de abrir;
IV) A apresentação de slides deverá conter entre 10 e 15 slides, ser com fonte 30. A apresentação dos slides e da atividade prática terão no mínimo 20 min. As imagens também serão avaliadas, as frases devem ser curtas, sem muito texto. A apresentação também poderá ser apresentada em formato de vídeo.
V) Deverão ser usados outros recursos que ajudarão enriquecimento do trabalho.
VI) Nos créditos deverão estar citados as fontes de pesquisa e os participantes do grupo.
Avaliação
Será avaliado o teor do trabalho escrito e a apresentação oral. Será verificado se o conteúdo falado e escrito está correto e se a forma de apresentação está adequada para o curso Normal.
Valerá ponto: o número de slides, o tempo de apresentação, as imagens, as frases devem ser curtas, sem muito texto, bem como os recursos utilizados.
CRÉDITOS
Você poderá efetuar sua pesquisa nas seguintes fontes: